TP ROAD RACE ETAPA 6

PartidaChegadaTipoDistânciaAcumuladoAbastecimento
Albernoa Monchique Montanhosa 165km 2.341m São Teotónio

 

No 6º dia, o percurso leva-nos de volta à serra e o destaque é sem dúvida a subida à Fóia, o ponto mais alto do Algarve. Uma subida difícil, mas que vale a pena pela vista fantástica sobre a costa sul e oeste do Algarve…

Saindo do Hotel Vila Galé Clube de campo pela mesma Estrada em que chegámos no dia anterior, o percurso leva-nos a Santa Vitória onde nos faz pedalar a Nacional 2 (N2) por uns quantos quilómetros... a Route 66 de Portugal, uma icônica estrada portuguesa que atravessa Portugal serpenteando por mais de 700 km desde a cidade romana de Chaves, junto à fronteira com a Espanha no norte, até as agradáveis ​​praias do sul do Algarve.

Depois de atravessar Aljustrel, a planície estende-se infinita em estradas desertas sem fim, sem subidas e sem descidas… apenas a rodar pelo Alentejo até chegar a Odemira, uma das maiores cidades da região. O percurso continua a levar-nos para sul na N120, mas logo mergulha em território ainda mais remoto, onde encontramos a “zona de reabastecimento 6D” desta etapa junto a São Teotónio, onde os atletas poderão recolher as barras de oferta, bem como os seus bidons previamente preparados. 107 km feitos até aqui, faltam 58km para o final da etapa...

É melhor termos a certeza de que estamos a fazer ciclismo de estrada, porque facilmente nos podemos sentir algo confusos... o silêncio, a natureza, as curtas curvas e a floresta provavelmente poderão nos fazer pensar se não estaremos a fazer um troço de BTT!!

Mas não... são as estradas esquecidas de Portugal, que nos levarão a subir por mais de 25 km até ao pico da Fóia.

Acabámos de entrar no Algarve que poucos conhecem. Esta subida é absolutamente inesquecível, com seus trechos curtos, brutos e íngremes com inclinações de 18% ou mais, e suas vistas indescritíveis sobre a montanha, o oceano, a floresta ... Impressiona. Tudo impressiona.

Depois de chegar ao topo, o percurso inicia desde logo uma descida de cerca de 15 km, atravessando a pequena vila de Monchique, até chegar ao luxuoso Hotel Monchique Resort & Spa. Este hotel fica situado num local perfeito para recuperar para o último dia da Transportugal ROADS.


HOTEL: Longevity Wellness Resort Monchique  



Imprimir