TP ROAD RACE ETAPA 5

PartidaChegadaTipoDistânciaAcumuladoAbastecimento
Alter do Chão Albernoa Plana 198km 1.671m Nª Sra de Guadalupe

 

O destaque da 5ª etapa é provavelmente a própria planície Alentejana. Esta etapa é A Etapa Plana da Transportugal ROADS, com… nenhuma subida digna desse nome !!… o desafio desta etapa definitivamente não são as subidas. 

O Alentejo é uma das zonas mais calmas e tradicionais de Portugal e vai colocar à prova os atletas pelo seu clima quente e seco e pelas suas imensas planícies.

O percurso sai de Alter do Chão e segue até Benavila, onde se avista a barragem do Maranhão, atualmente um dos mais tranquilos lagos portugueses. As estradas seguem agradáveis, calmas ​​e livres de trânsito, tendo a barragem como fiel companheira, até à bonita vila de Avis com a sua paisagem repleta de sobreiros e azinheiras, oliveiras centenárias e pastagens a perder de vista . No topo de uma colina de granito, rodeada pela água da albufeira próxima, Avis foi outrora protegida pelo mosteiro da ordem que deu o nome à vila. A cada pedalada do nosso percurso, espera-nos um novo regalo para os olhos, tendo a água como pano de fundo e o terreno pontilhado pelos típicos sobreiros e azinheiras da região.

Ao km 99 espera-nos a “zona de reabastecimento 6D” desta quinta etapa, em Nossa Sra. Da Guadalupe onde os atletas poderão recolher as barras de oferta, bem como os seus bidons previamente preparados. 99km feitos até aqui, faltam outros 99km para o final da etapa...

A zona de reabastecimento é como um marco na etapa, pois a partir deste ponto o percurso leva-nos por planícies, planícies e planícies… planícies desertas, até chegar a Viana do Alentejo, e logo a seguir à típica vila de Alvito, numa subida suave onde podemos ter uma melhor percepção sobre as planícies infinitas do nosso Alentejo.

Ao longo dos últimos 50 km o percurso faz-nos atravessar mais algumas pequenas aldeias, mas a maior parte do troço final é feito em total isolamento até chegar à quinta onde o Vila Galé Clube de Campo nos espera com o seu pôr-do-sol tão único. Agora podemos desfrutar de um merecido descanso, neste encantador hotel, e relaxar com as cegonhas à nossa volta.


HOTEL: Vila Galé Clube de Campo  



Imprimir