TP ROAD RACE ETAPA 1

PartidaChegadaTipoDistânciaAcumuladoAbastecimento
Braga Peso da Régua Montanha 155km 3.550m Mondim de Basto

O Parque Natural do Alvão é o ponto alto desta deslumbrante primeira etapa da Transportugal ROADS 2021.

A prova tem o seu início em Braga, cidade, Município e sede de Concelho no noroeste de Portugal situado na região do Minho, local rico em história e cultura e onde o nosso país faz fronteira com Espanha. Cidade também sede da mais antiga arquidiocese portuguesa da Igreja Católica, esteve em tempos sob o domínio Romano, então chamada Bracara Augusta, e o ex-libris da cidade é o Santuário do Bom Jesus, local que o percurso da prova “visita”.

Atualmente Braga é um dos mais importantes polos do Norte de Portugal.

O percurso da Transportugal Roads leva-nos do centro da cidade onde fica situado o nosso Hotel Collection Vila Galé Braga, em direcção à subida da Falperra para o Bom Jesus de Braga, onde a cidade pode ser avistada do alto numa paisagem deslumbrante.

Descendo em direcção a Este, o percurso vai apanhar uma pequena estrada de montanha que nos leva de novo a subir, agora ao topo da Serra de Fafe. Do alto, e através de uma descida bastante acentuada, vamos chegar a Mondim de Basto onde está colocada a “zona de reabastecimento 6D” da primeira etapa, onde os atletas poderão recolher as barras de oferta, bem como os seus bidons previamente preparados. 90km feitos até aqui, faltam 65km para o final da etapa...

Daqui, e com a Sra. Da Graça como companhia presente durante largos quilómetros, o percurso mostra-nos o inóspito cenário do Parque Nacional do Alvão, por rampas por vezes penosas, ao longo de uma subida de cerca de 26km... uma subida inesquecível, onde os atletas estão mergulhados por completo no silêncio profundo desta região montanhosa.

De súbito, à medida que vamos em direcção a Sul, a paisagem muda como que por magia, e somos brindados pelas magníficas vinhas do Douro... chegamos ao Alto Douro Vinhateiro. O vale do Rio Douro poderia facilmente ser apelidado por Vale Encantado, tal a beleza e  magia que a natureza nos oferece... não é de admirar que tal paisagem esteja classificada como Património Mundial pela Unesco.

E o vinho?!? Ohhhh o vinho... como nenhum outro!!!

Agora os atletas podem descer do alto da montanha para o Peso da Régua, até ao rio!

Não se esqueçam de aproveitar para fazer um passeio à beira-rio e para provar o vinho que por aqui se faz, num daqueles bares pitorescos que estão localizados nos antigos armazéns da estação do Peso da Régua e apreciarem a paisagem única deste local!


HOTEL: Vila Galé Douro Régua  



Imprimir